Achei no site da Empório Naka dicas super legais para cuidar dos nossos filhotes!
Limpeza - Os sapatos devem ser limpos imediatamente após o uso, pois ao serem guardados sujos, favorecem o desenvolvimento de fungos que podem danificá-los
* Para couros em geral, use pano limpo e levemente úmido e deixe secar.
* Para limpar camurças, use uma escova de cerdas macias e secas no sentido do comprimento. Você pode evitar a absorção de água e manchas aplicando um impermeabilizante antes de usar seus sapatos de camurça, nobuck ou veludo.
Armazenamento - Na hora de localizar seus sapatos no armário, algumas dicas de organização podem ajudar bastante
* Uma delas é guardar os pares em sacos de pano e colocar etiquetas com referências do sapato. Além de facilitar a procura, os sacos protegem da poeira, de eventuais arranhões e, no caso dos modelos em verniz, evitam manchas e a perda do brilho.
* Outra ótima dica, para quem dispõe de mais espaço,é armazenar os sapatos em caixas transparentes feitas de plástico pet. Elas ainda contam com dois furos para a ventilação.
* Já para quem prefere guardar os sapatos fora de sacos ou caixas, a dica é separar tudo por cor. Assim, na hora que precisar daquele scarpin vermelho, é só procurar junto aos sapatos da mesma cor.
Cuidados - Para combater o mofo na sapateira, algumas receitinhas caseiras são bem eficientes
* Sachês de raspas de cedro ou cravo, por exemplo, além de combaterem a umidade, deixam um agradável perfume. Para o sachê de cedro, um punhado é suficiente. Para o de cravo, bastam dez unidades. Coloque em saquinhos de pano separados e espalhe pelo armário.
* Mais simples que essa, só uma receita antimofo de vovó: dois comprimidos efervescentes embrulhados em papel alumínio e devidamente colocados no fundo da sapateira. Após o uso, o sapato deve secar à sombra por 24hs antes de ser guardado. Esse é o tempo que o suor natural leva para evaporar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário