segunda-feira, 18 de abril de 2011

Muito blá blá blá

O final de semana foi marcado, nas redes sociais, pela polêmica em torno do uso de peles de animais na coleção PeleMania, da Arezzo. Internautas que muitos nem vegetarianos são declararam sua fúria e vestiram a camisa das entidades protetoras de animais.

Eu, particularmente, não sou contra o uso de peles de animais em roupas, desde que o restante o corpo do bichinho já tenha sido usada para outras finalidades. Não acredito que uma empresa do porte da Arezzo vá matar bichos indiscriminadamente para fazer roupas, sapatos e bolsas. Deve ter um baita projeto por trás, salvaguardando a empresa.

Mas não compraria um produto com pele. Não por questões ideológicas, mas pelo simples fato que acho pelo brega e que moro numa cidade onde roupas extramente quentes não combinam com o nosso inverno.





Agora há pouco, em seu Twitter, a Arezzo informou que está recolhendo de todas as lojas as peças com peles exóticas. "A Arezzo entende e respeita as opiniões e manifestações contrárias ao uso de peles exóticas na confecção de produtos de vestuário e acessórios. Não entendemos como responsabilidade da Arezzo o debate de uma causa tão ampla e controversa", respondeu a marca na sua rede social.

Antes da decisão, As fotos da coleção e campanha foram removidas da página principal do site da marca e da página do Facebook.

Os pseudo-defensores deveriam fazer algo mais prático, porque reclamar no Twitter é muito fácil. Por que não doam recursos para preservação ambiental à ONG SOS Mata Atlântica? Por que não adotam um cachorrinho de rua sardendo, todo doente, abraçam e levam para casa?

Hipocrisia, passa amanhã, tá?

PS 1: Esperei o pronunciamento da Arezzo para fazer este post. No lugar dos executivos da marca, teria feito a mesma coisa. Como empresa, a Arezzo fez o correto: não ir contra a opinião pública e, principalmente, contra os seus consumidores. E acredito que eles não irão falir por causa de meia dúzia de radicais.

PS 2: Esta é a MINHA opinião. Já prevendo o que pode vir nos comentários antecipo: eu respeito a sua de achar que eles estavam promovendo a matança de animais. Eu prefiro acreditar que isso não estava ocorrendo. Portanto, respeite a minha opinião também.

5 comentários:

Fabi disse...

A carne de animais que tem sua pele tirada não é usada pra mais nada. Vai para o lixo. O Couro está em outro patamar. Mas não foi o couro usado pela Arezzo que causou este estardalhaço.
A Arezzo MATOU só pra seguir "tendências de moda" que vc mesmo chamou de brega. Cadê a coerência?

Maria Eduarda Costa disse...

Mari, também vou ter que discordar de ti. O couro utilizado pelas marcas de sapato é retirado de animais cuja carne vai para nossa mesa. Como precisamos comer carne, por mim está ok usar o couro que, de outra forma, iria para o lixo.

No caso da Arezzo, as peles usadas vinham de animais como raposa e chinchila. Não consumimos a carne desses animais. Eles estavam sendo mortos apenas para atender a uma tendência e isso, para mim, é moralmente condenável.

Camila disse...

Como vegetariana e protetora dos animais sou contra o uso de peles. Acho que é uma questão de consciência, que cada um vai tendo ao longo da vida (tanto para pele, pelos, couro, carne, etc). Ajuda muito assistir o filme Terraqueos. Concordo em maior parte com você. Mas você não acha que seria melhor a Arezzo ter tirado apenas o material de origem animal, que, segundo eles, são 5% da coleção?

Ray* disse...

Não tenho nada contra, usaria sem dúvidas! Acho que tanto estardalhaço beira a hipocrisia.

Bjocas e gostei do post

Luryan disse...

Conheci o blog hoje e já me decepcionei!falta de sensibilidade chamar de hipicrisia a defesa de animais! Não comemos chinchila e hipocrisia é "preferir acreditar que isso não estava ocorrendo" só para se sentir menos responsável!
Repúdio a tudo isso!