sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Como cuidar bem dos seus sapatos

Quer saber como fazer com que seus sapatos durem mais e fiquem mais bonitos por mais tempo? É só seguir algumas dicas simples. Primeiro, é importante saber que os calçados precisam descansar. Por isso, use-os em dias alternados para que o suor tenha tempo de evaporar e as formas voltem ao normal. Assim você evita o mau cheiro e as deformações. Outra dica bacana é sempre secar os seus sapatos à sombra e limpá-los antes de guardar.

Uma boa maneira de espantar os cheiros desagradáveis da sapateira e dos calçados são os sachês. Faça saquinhos no formato da ponta dos sapatos e preencha-os com algodão e algumas gotas de essência de lavanda. Mantenha-os dentro de cada pé.

Vamos às dicas?

1) Saquinhos de algodão ou TNT e fronhas velhas são as melhores opções para guardar os seus pares. Além de proteger dos riscos e da poeira, o tecido deixa os sapatos ventilados.

2) Tênis: não lave quando há mistura de materiais, como couro e camurça. Limpe com pano úmido. Encha-os com bolas de papel para absorver a água e evitar deformações.

3) Crôco e cobra: couros texturizados retêm a poeira facilmente. Após o uso, limpe com uma flanela seca. Para evitar o ressecamento, engraxe ao menos uma vez por mês.

4) Para guardar as botas sem deixar os canos marcados, use uma revista enrolada dentro da peça e deixá-la aberta. Isso sustenta os canos, principalmente os médios e altos. Nunca use jornais, pois eles soltam tinta e podem manchar.

5) Camurça: use uma escova de cerdas mistas (aço com náilon ou piaçava) para tirar o pó. Se estiverem molhados, não escove, pois pode manchar.

6) Couro: Limpe com flanela ou escova. Hidrate com graxa ou pomada na cor da peça. Guarde-os com meias por dentro para manter a forma.

7) Para evitar odores nos sapatos de plástco, lave-os semanalmente. Use sabão de coco e água gelada. Guarde quando eles estiverem totalmente secos. 

8) Verniz: Remova manchas com um pano úmido e, para lustrar, passe pomada ou uma gota de manteiga derretida. Com pano seco, retire o excesso.

*Fonte: Blog Linda

Um comentário:

Safira disse...

adorei as dicas, vou guardar nos meus favoritos. Negócio é conseguir ter tanto cuidado assim rsrsrsrs bjo